Salada de brócolos

Salada de brócolos é um prato muito versátil que pode ser feito de uma infinita variedade de formas. Aqui está uma lista dos ingredientes e molhos mais populares.

Salada de brócolos
Salada de brócolos

A salada de brócolos é um prato muito versátil que pode ser feito de uma infinita variedade de formas. Aqui está uma lista dos ingredientes e molhos mais populares.

1. Ingredientes

Couve Flor

O primeiro ingrediente é, naturalmente, os brócolos frescos. Duas cabeças servem para uma salada de tamanho médio. Cortar o caule e cortar as flores em pedaços do tamanho de uma dentada.

Vegetais picados

Em seguida, adicionar alguns vegetais picados. Os meus favoritos são cebolas, aipo, cenouras e couve-flor. Acrescente o que quiser até que pareça uma boa mistura.

Vegetais frescos, tais como cogumelos, cebolinho, rebentos de feijão, feijão verde, pepino e pimentão.

Qualquer vegetal enlatado como ervilhas, milho ou feijão.

Bacon

Algumas pessoas gostam de adicionar bacon. Fritar 6-8 tiras até ficar crocante, drenar a gordura e reservar. Desfiar o bacon depois de arrefecido e adicionar à salada imediatamente antes de servir.

Queijo

Qualquer tipo de queijo pode ser utilizado. Pode ser cortado em cubos, desfiado, triturado ou cremoso como parte de um molho.

Fruta

A fruta é muitas vezes adicionada a estas saladas, normalmente uvas passas. Também são populares uvas, maçã picada, pedaços de tangerina ou laranja, ou qualquer fruta seca.

Sementes e frutos secos

A adição de sementes de girassol ou nozes à mistura dá à salada um pouco mais de crocante. Amêndoas, nozes, caju e avelãs são bons exemplos. Tente não cortar os frutos secos em pedaços muito pequenos. Manter os pedaços maiores ajuda o sabor da noz a sobressair um pouco. Tostar as nozes com um pouco de tempero é também uma opção.

Outros Ingredientes

Os mariscos podem torná-lo interessante: camarões, vieiras, salmão, e calamares são boas adições.

2. Tempero

O tempero padrão para esta salada é uma mistura básica de maionese/vinagre/açúcar:

  • 1 chávena de maionese
  • 1/4 chávena de vinagre
  • 1/4 chávena de açúcar

A maionese pode ser misturada com iogurte para ficar mais leve. O vinagre pode ser utilizado ou substituído por sumo de limão, ou lima. O adoçante artificial pode ser utilizado em vez do açúcar.

Também pode ser usado um molho de óleo/vinagre:

  • 1/2 chávena de óleo de salada
  • 1/4 chávena de vinagre
  • 1/4 chávena de açúcar(opcional)
  • 1/2 colher de chá de sal

Recomenda-se cidra aromatizada ou vinagre de vinho. Especiarias tais como sementes de aipo, cebola em pó, manjericão, e orégãos podem ser adicionadas.

Pode também usar o seu molho embalado favorito. Qualquer molho cremoso ou italiano funcionará bem numa salada de brócolos. 

3. O Método:

Adicione brócolos e quaisquer outros ingredientes que esteja a usar à sua saladeira. Se estiver a usar bacon desfiado ou pedaços de bacon, adicione-os imediatamente antes de servir.
Acrescentar o molho, misturar e refrigerar 2-4 horas ou durante a noite.
Mexa a salada de novo antes de servir.