Receita Francesinha

A francesinha é prato típico portuense e uma das especialidades das mais apetecíveis. Veja a receita da Francesinha.

Receita Francesinha
Receita Francesinha

A Francesinha é um prato típico da cidade do Porto, feito com duas fatias de pão levemente torrado, ao qual se acrescenta um bife de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre. Sim é bem carnuda! Em seguida, é coberta com várias fatias de queijo por todos os lados e, em seguida, basta colocar no forno até que o queijo comece a derreter. No final, rega-se com o ingrediente mais importante da Francesinha: o molho, um pouco grosso e levemente picante. 

No Porto, as pessoas têm imenso orgulho do seu prato típico. Qualquer discussão sobre onde comer a melhor francesinha no Porto pode abrir um debate intensamente acalorado, pois todos têm o seu lugar favorito.

A história da Francesinha é bastante desconhecida, embora a maioria das pessoas aponte para um homem chamado Daniel da Silva. Daniel afirma tê-lo inventada depois de morar na França, onde encontrou o croque-monsieur. Regressou a Portugal na década de 60, e criou a sua própria versão croque-monsieu com ingredientes típicos portugueses dando origem à atual e famosa francesinha. 

Porção: 2 doses

Ingredientes:

  • 150 g de Bife da Alcatra
  • 2 fatias de pão de forma grossas
  • 10 fatias de queijo
  • 2 Salsichas Frescas
  • linguiças
  • 2 fatias de fiambre
  • 2 Ovos
  • Sal e pimenta q.b.
  • Molho de Francesinha - Clique aqui para ver a receita.

Instruções:

  1. Tempere os bifes antecipadamente com sal e pimenta;
  2. Frite os bifes, as linguiças grossas e as salsichas frescas. De seguida, corte a meio as linguiças e as salsichas. Volte a cortar ao meio para obter 8 pedaços.
  3. Em seguida,  numa assadeira ou num prato fundo resistente ao calor, coloque uma fatia de pão, 4 pedaços de salsichas frescas fritas, o fiambre, o bife frito, fiambre e 4 pedaços da linguiça.
  4. Coloque a última fatia de pão por cima como uma tampa e espalhe 4-5 fatias de queijo, para que haja uma pequena sobreposição ao lado.
  5. Coloque no forno até o queijo derreter.
  6. Enquanto a francesinha está no forno, estrela o ovo.
  7. Quando o queijo estiver derretido, retire a francesinha do forno e coloque o ovo.
  8. Regue a francesinha com o molho de francesinha acompanhado com batatas fritas.
  9. Bom apetite!