Receita de Smoothies!

É tempo de fazer smoothies. Mesmo as crianças que não são fãs de fruta crua, podem geralmente ser enganadas com um smoothy. É também um petisco especial para adultos, uma coisa fácil de fazer para os visitantes que passam por aqui, quando está demasiado quente para o chá.

Receita de Smoothies!
Receita de Smoothies!

Qualquer fruta madura pode ser utilizada para fazer um smoothy desde que cheire bem e não fermente. Um smoothy tem uma mega-dose de vitaminas, cálcio do iogurte e do leite, é quase uma refeição. Uma alimentação saudável num copo!

Dar uma receita para um smoothy é praticamente desnecessário. A receita depende do que tem em casa. Use este exemplo como um modelo e adapte-o e mude-o como quiser. Desde que se utilize fruta madura, será delicioso. O único equipamento essencial é um liquidificador ou processador de alimentos.

Não há quantidades definidas, mas como guia, utilizaria uma manga com uma ou duas bananas. Basta descascar a fruta, atirá-la ao liquidificador com uma grande quantidade de iogurte simples e uma chávena de leite e fica pronto. Se for demasiado espesso para o seu gosto, adicione mais leite. Pode colocar algumas pedras de gelo para ficar bem fresquinho.

Sugestões para combinações de fruta:

  • Manga e banana
  • Pera, baga e banana
  • Pêssego e bagas
  • Morango e banana
  • Pêssego, damasco e banana

Qualquer fruta pode ser acrescentada nesta lista, experimente e faça as suas próprias combinações.

As bananas fazem um bom fundo para a maioria das outras frutas e dão uma boa textura aveludada, além de serem as frutas mais prováveis de ter por volta de maduras em excesso. Se quiser afastar-se do cenário da fruta saudável, pode usar bananas com algumas colheres de chá de chocolate quente para fazer um batido delicioso e decadente. Ou ir até ao fim e colocar também uma mancha de gelado de baunilha. 

Se tiver bagas de qualquer tipo escondidas no congelador, pode juntar um punhado ainda congelado e ver a cor a transformar-se à medida que se faz. Amoras, mirtilos, framboesas, todos acrescentam cor profunda e abundância de nutrientes úteis, cargas de anti-oxidantes - impulsionadores imunitários instantâneos no Inverno, se os conseguir manter até lá.

Seja qual for a fruta que esteja a usar, deixe as crianças apertarem os botões do liquidificador e depois faça o smoothie, em copos sem palhinhas, facilmente, sabendo que vitaminas para o dia está a ser preenchida.