Porque precisamos de proteína?

As proteínas podem ser encontradas em várias fontes alimentares, por isso, se estiver interessado em comer uma dieta mais saudável, deve considerar aprender mais sobre proteínas.

Porque precisamos de proteína?
Porque precisamos de proteína?

Quando se aprende sobre alimentação saudável, um dos nutrientes mais importantes é a proteína. Claro que todos os nutrientes são cruciais para que o nosso corpo seja o mais saudável possível, mas sem proteínas nas nossas dietas todos os dias, o nosso corpo não será tão forte como deveria ser.

Precisamos de comer alimentos ricos em proteínas todos os dias, porque, ao contrário de alguns outros nutrientes, não podem ser armazenados no corpo. Isso significa que se comer mais proteína do que a necessária, o seu corpo simplesmente fará com que ela passe pelo seu sistema. Portanto, não se pode realmente comer demasiadas proteínas! No entanto, porque as proteínas não podem ser armazenadas no corpo, podem também surgir problemas em torno deste nutriente.

Se não obtiver proteína suficiente num determinado dia, o seu corpo não tem um plano de reserva para produzir proteína por si só ou utilizando proteína reservada de dias anteriores. Por conseguinte, a proteína é muito importante a considerar quando planeia as suas refeições. 

Essencialmente, a proteína constrói músculos, e é por isso que verá fisiculturistas especialmente preocupados com a proteína. Quando levanta pesos para fazer exercício, o seu corpo faz pequenas lágrimas nos músculos. As proteínas são então utilizadas para reparar estas lágrimas saudáveis no corpo, construindo o músculo ligeiramente maior a cada exercício. 

Mesmo que não se faça exercício, o músculo do corpo deteriora-se, uma vez que o corpo precisa da energia. O músculo fornece energia, tal como a gordura. Ter proteínas no corpo ajuda-o a reconstruir qualquer músculo perdido.

A proteína também ajuda o corpo de uma pessoa de outras formas, principalmente com a manutenção de hormonas. As hormonas no corpo fazem uma série de coisas, tais como regular o funcionamento dos órgãos, são responsáveis pela estimulação, criam metabolismo, e afectam o humor. As proteínas são utilizadas na produção de algumas destas diferentes hormonas, portanto, se passar mais de um ou dois dias sem comer alimentos ricos em proteínas, todo o seu corpo irá sofrer. 

Como é que se pode ter a certeza de que se obtêm proteínas suficientes?

Em termos simples, procure alimentos com proteínas como um componente chave no rótulo. Alguns grandes alimentos a considerar incluem galinha, carne de vaca, porco, ovos, e peixe, embora os vegetarianos também possam obter proteínas nas suas dietas comendo nozes, feijão, produtos de soja, e uma variedade de outros alimentos.

Deve ter alguns destes alimentos na sua dieta todos os dias para garantir que está a fornecer ao seu corpo as proteínas de que necessita para se manter saudável.