O que é um Crockpot?

A palavra "crockpot" é um nome que na realidade é uma marca registada, mas é frequentemente usada como um termo genérico. Os termos "crockpot" e "slow cooker" têm vindo a ser utilizados de forma intercambiável. O funcionamento deste belo aparelho é bastante interessante!

O que é um Crockpot?
O que é um Crockpot?
A palavra "crockpot" na realidade é uma marca registada, mas é frequentemente utilizada como um termo genérico. Os termos "crockpot" e "slow cooker" têm vindo a ser utilizados de forma intercambiável.
 
O Crock-Pot / slow cooker é uma das ferramentas culinárias mais importantes para famílias ocupadas desde a sua introdução em 1971. A cozinha lenta é uma óptima forma de fornecer refeições caseiras deliciosas para pessoas e famílias em viagem e produz refeições saborosas vez após vez.

Como funciona um Crock-Pot?

Este aparelho é feito de barro cozido e é normalmente vidrado e rodeado por uma caixa metálica. Contém um elemento de aquecimento controlado para manter as temperaturas lentas do fogão, o que permite que os alimentos sejam cozinhados durante períodos de tempo mais longos.
 
Tipicamente um fogão lento terá apenas duas regulações de calor, e uma tampa de vidro é utilizada para reter o calor e a humidade. Uma dica importante a seguir: não levante a tampa enquanto está a cozinhar os alimentos! Deixar o calor escapar desta forma acrescentará vinte minutos ao tempo de cozedura! A tampa é importante porque impede a fuga de vapor de água quente que, se permitida, levaria a baixar o nível interno de água, perda de calor e secagem do conteúdo.
 
Uma panela lenta funciona de uma forma muito diferente de uma panela de pressão que permite temperaturas muito mais elevadas do que o ponto de ebulição da água. Uma vez que a tampa de uma panela lenta está muito solta, a temperatura no interior nunca ultrapassará o ponto de ebulição da água. Qualquer vapor que ocorra condensa-se na tampa e volta como humidade de volta ao alimento.
 
Devido à natureza da cozedura lenta, os alimentos podem ser cozinhados durante mais tempo do que o esperado, sem qualquer dano para os alimentos. Na verdade, as suas carnes tornam-se mais tenras quando são cozinhadas desta forma durante períodos de tempo mais longos.

Receitas de Crock-Pot

As receitas para estes cozinheiros devem ser ajustadas para compensar a natureza da cozedura. Muitas vezes a água deve ser diminuída. A maioria (provavelmente todas) vem com folhetos de receitas. Estão disponíveis muitos livros de receitas de cozedura lentas e há numerosas receitas na Web.
Um pequeno número de livros de receitas procura fazer pratos completos numa panela lenta utilizando menos de cinco ingredientes, enquanto outros tratam a panela lenta como uma peça séria de equipamento culinário capaz de produzir refeições gourmet.
Com alguma experiência, podem ser feitos com sucesso ajustes de tempo e receitas para muitas receitas não destinadas originalmente a estes fogões. A natureza longa e húmida do método de cozedura permite que sejam utilizados cortes de menor qualidade.

Qual é a vantagem?

Mesmo que um Crock-Pot demore mais tempo a cozinhar os alimentos, na realidade, poupa-lhe tempo! Como isto é possível? Bem, é possível carregar rapidamente os ingredientes de manhã e ligá-los. Que aí está a maior parte do seu tempo - não muito! E à hora do jantar, a sua casa irá cumprimentá-lo com um aroma saboroso próprio para um rei ou rainha!