Gengibre e os seus benefícios

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina.

Gengibre  e os seus benefícios
Gengibre e os seus benefícios

O gengibre, bastante conhecido quer pelos seus fins culinários, quer pelos seus efeitos medicinais, é, na verdade, a raiz de uma planta que pode crescer mais de 1 m de altura.

O chá de gengibre é tradicionalmente utilizado no tratamento de febre, constipações, tosse e afeções de garganta, em digestões difíceis enjoos, náuseas e azia, para baixar o colesterol, etc..  Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.

A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito.

Na Índia, ele é utilizado para aliviar as enxaquecas. na fisioterapia chinesa, esta raiz serve para estimular o apetite, os membros frios e ainda combater dores musculares. A raiz também com tem um óleo essencial composto por zingibereno e zingerona, entre outros.

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

Efeitos terapêuticos: antisséptico, anti-inflamatório, imunológico, antiemético, baixa o colesterol, gastrointestinal.

Ccomo utilizar:

  • Em decocção, pode adicionar limão e mel (entre 1 a 2g por chávena, pelo menos 3 chávenas por dia).
  • Tintura, cerca de 10 a 20 gotas, 1 a 3 vezes ao dia.
  • Pó e cápsulas de 500mg, 3 vezes ao dia.
  • Externamente, banhos, compressas e cataplasmas são ótimos para aliviar os sintomas de artrite, gota, dores de cabeça e dores musculares