Dicas para temperar o peixe

O fascínio das especiarias exóticas lançou Colombo na sua viagem de descoberta. Hoje em dia, os chefes caseiros podem explorar novas sensações gustativas utilizando especiarias e outros ingredientes saborosos para adicionar um novo mundo de sabor a peixe fresco e ao marisco.

Dicas para temperar o peixe
Dicas para temperar o peixe

Não há nada como os sabores frescos de ervas e especiarias sem sacrificar o sabor. Veja as seguintes dicas para realçar o sabor natural do peixe e marisco frescos: 

Óleos saudáveis: A chave para fazer óleos saborosos para uma refeição simplesmente elegante e saudável é adicionar ervas e especiarias, tais como manjericão, alho, sal e pimenta, ao azeite em lume brando no fogão, semelhante a fazer chá. Isto permite ajustar a intensidade do sabor. Após aquecer o azeite, esticar a mistura e retirar as ervas e especiarias. Para um toque especial, coloque o azeite sobre a sua mesa rodeada de ramos das ervas frescas e especiarias.

Cozinhar com Vinho: O vinho não é apenas bom para beber, é também ótimo para cozinhar. Verta vinho branco sobre um peixe branco e tempere-o com pimenta em pó para intensificar o sabor. Mas lembre-se, o seu molho só será tão bom como o vinho que escolher, por isso cozinhe sempre com um vinho que goste de beber.

Citrinos: Adicione o sabor picante dos citrinos, espremendo generosamente sumos de limão, lima, laranja ou toranja sobre o seu peixe, ou marisco favorito e guarneça com raspas de raspas frescas. Ao utilizar raspas de fruta como guarnição, o melhor é escalfá-las ligeiramente antes em água com açúcar, uma vez que raspas cruas podem ter um sabor amargo.

Manteiga: Para refeições rápidas e saborosas, faça uma manteiga cítrica previamente, ao combinar manteiga derretida e sumos cítricos e armazenando-a no frigorífico até estar pronta a usar. Os sumos cítricos misturados com manteiga derretida também fazem excelentes molhos de imersão para lagosta e camarão.

Estudos mostram que comer peixe rico em ácidos gordos ómega 3, incluindo cavala, truta do lago, arenque, sardinha, atum e salmão, pelo menos duas vezes por semana é bom para o coração. A utilização de uma variedade de ervas e especiarias oferece infinitas oportunidades para trazer o melhor de todas as variedades de peixe fresco e marisco.