Dicas para cozinhar com uma receita

Se sempre comeu a comida preparada, cozinhá-la será como acordar num novo mundo com o qual não está familiarizado. É aqui que entram as receitas e os livros de cozinha. Estes guias de diferentes pratos são a sua resposta a essa confusão.

Dicas para cozinhar com uma receita
Dicas para cozinhar com uma receita

O livro de cozinha dar-lhe-á um relato passo a passo do que deve fazer, desde a preparação, à recolha dos ingredientes até à cozedura do prato.

Na realidade, não precisa de saber nada de cozinha porque já está tudo explicado e detalhado passo a passo. Mas apesar das instruções passo a passo do que deve fazer, muitos ainda acreditam que cozinhar através de uma receita é árduo e confuso. Alguns não obtêm os resultados que desejam, outros não conseguem cozinhá-lo de todo e outros perplexos com o primeiro passo da receita.

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a cozinhar com receitas e a fazer dos livros de cozinha o seu melhor amigo da cozinha.

1. Conheça os termos

As receitas dizem-lhe o que deve fazer, mas nem sempre são tão simples de seguir. Alguns livros de cozinha utilizam termos que só os cozinheiros experientes conhecem.

Palavras como bater as claras em castelo, ponto pérola, colher de sopa, picado em cubos serão palavras estranhas para aqueles que não têm nenhuma experiência em cozinhar um prato.

Se uma breve pesquisa na internet não funciona para si, pode sempre comprar um livro de cozinha para iniciantes. Alguns livros de cozinha têm mesmo uma secção, onde todos os termos de cozinha são explicados não só em palavras mas também em ilustrações.

2. Medidas Exatas

A medição dos ingredientes é a parte mais importante na confeção de um prato. Se não medir bem os seus ingredientes, é provável que o seu prato não tenha o sabor que deveria ter.

Em pratos salgados poderá ter um prato demasiado salgado ou se sabor.

Na preparação de bolos deve ter a sua atenção redobrada, pois ingredientes mal medidos o bolo poderá não crescer, ou ficar com um sabor em que ninguém quer tocar.

3. Seja paciente

Cozinhar é uma arte de saber esperar e ser paciente. Nunca se consegue boa comida em pouco tempo. Se uma receita indica que deve assar a carne durante 1 hora, deixe a carne assar durante uma hora e não 45 minutos. Os 15 minutos em que não cozinhou a carne vai fazer muita diferença na refeição que está a cozinhar.

O mesmo se aplica aos casos em que se ultrapassa o tempo. É por isso que é importante ter sempre um relógio no balcão da sua cozinha ou, se possível, um temporizador.

Isto tornará a cronometragem dos alimentos muito mais fácil, pois pode sempre colocar um alarme para o lembrar.