Como fazer merengue

O merengue é uma mistura de claras batidas com açúcar ou calda de açúcar, o merengue é a base de inúmeras sobremesas e decorações. Embora o equipamento dependa do merengue que esteja a fazer, os princípios e as técnicas básicas são praticamente os mesmos. Há três tipos de merengue que variam bastante em textura e utilização: o merengue francês, o merengue italiano e o merengue suíço.

Como fazer merengue
Como fazer merengue

Como fazer merengue

Algumas dicas:

  • Os utensílios devem estar limpos, secos e sem gordura. Passe limão pelos seus utensílios para remover possíveis resíduos de gordura.
  • Para obter o volume máximo, deixe as claras descansarem num recipiente tampado à temperatura ambiente por 1 hora antes de usá-la.

Há três maneiras de fazer merengue, dependendo da receita e da aplicação.

Merengue Francês

O merengue francês (em inglês: meringue e em francês: la meringueé o merengue mais simples, de textura muito fina e também o menos estável de todos. Por ser o menos estável este merengue é ideal para confeitar bolos e sobremesas como suspiros, pavlovas, Macarons franceses.

O merengue é uma preparação muito delicada, elaborada com claras de ovos cruas e açúcar. As claras são batidas até ficarem espumosas, o suficiente para formar picos suaves. Em seguida, o açúcar é adicionado pouco a pouco.

Ingredientes: Use 115 gramas de açúcar para 2 claras.
Instruções: Bata as claras com batedor, até formar picos firmes. Ponha gradualmente metade do açúcar e aos poucos vá misturando o resto.

Veja o video demonstrativo de Martha Stewart:

Merengue Italiano 

O merengue italiano (em inglês: Italian meringue e em francês: la meringue italienne) é um merengue de textura firme e acetinada; a calda de açúcar quente "cozinha" as claras. Este merengue é ideal para sobremesas como mousses frias, suflês e sorvetes. Conserva bem a forma, e por isso também é ótimo para confeitar.

Ingredientes: Para 400g de merengue, faça uma calda com 250 g de açúcar e 60 ml de água, ferva só até começar a formar bolhinhas e bata com 5 claras já em neve.
Instruções: Com a batedeira em baixa velocidade, misture calda de açúcar quente nas claras em neve, num fio constante.

Neste vídeo, do canal Martha Stewart é demonstrado o método de preparo do merengue italiano.

Merengue Suíço

O merengue suíço (em inglês: Swiss meringue e em francês: la meringue suisse) é muito mais firme que o francês porque é preparado com o aquecimento das claras em neve e açúcar em banho-maria para em seguida, serem batidos até formar uma espuma estável e densa. É especialmente adequado para decorar sobremesas e bolos sendo o que se trabalha com mais facilidade com o saco de pasteleiro.

Ingredientes: São 125 g de açúcar para 2 claras.
Instruções: Bata as claras e o açúcar sobre em banho-maria. Gire sempre o recipiente para evitar que as claras cozinhem.

Veja o vídeo demonstrativo:

Veja aqui a nossa cabula do tipo de merengues: