Como fazer cerveja?

Quando se senta a beber uma cerveja já alguma vez se perguntou como é feita? Aqui está tudo do que precisa de saber

Como fazer cerveja?
Como é feita a cerveja?

Todos nós conhecemos os efeitos (e efeitos secundários) da cerveja. Mas ao levantar um copo de ouro líquido fresco na boca, já parou para considerar os processos e ingredientes envolvidos na sua elaboração? Bem, talvez não, mas aqui está a resposta de qualquer forma!

Simplesmente, a cerveja é uma combinação fermentada de água, cevada, levedura e lúpulo. A maior variação em qualquer cerveja é a levedura utilizada no processo de fermentação.

Vejamos as propriedades desta bebida.

Água

A água é o principal ingrediente da cerveja. No passado, a pureza da água influenciou o resultado final e era específica para a região da terra de onde provinha. Atualmente, a água é filtrada destas impurezas, embora os cervejeiros de elite continuem a preferir o abastecimento de água pura.

Malte de cevada

O malte de cevada é um ingrediente extremamente importante na cerveja, uma vez que é a principal fonte de açúcar fermentado. As novas cervejeiras utilizam extrato de malte de cevada, quer em xarope, quer em pó, uma vez que esta forma fermenta muito mais rapidamente.  Também contém muitos minerais e vitaminas que ajudam a levedura a crescer.

Levedura

 

Sem levedura, a cerveja não existiria. A levedura é um organismo unicelular único que come açúcar e expulsa álcool e dióxido de carbono, dois dos ingredientes mais reconhecidos da cerveja. A levedura vem em várias variações, das quais existem duas categorias principais que determinam o tipo de cerveja produzida: levedura Ale e levedura Lager. Se apenas a levedura fosse utilizada, a cerveja seria extremamente doce e, portanto, é necessário adicionar outro ingrediente para chegar ao produto final.

Lúpulo

O lúpulo são as flores da planta do lúpulo, uma planta trepadeira que cresce bem em muitos climas diferentes. O lúpulo contém ácidos que adicionam amargor à cerveja. A adição de amargor à cerveja ajuda a equilibrar a doçura, além de atuar como um conservante natural. Adiciona-se mais lúpulo à mistura e obtém-se um sabor mais amargo. 

Variações destes ingredientes criam diferentes sabores de cervejas, além de terem um efeito sobre o teor alcoólico. 

Ao fazer a sua própria cerveja, muitos bons recursos estão disponíveis que fornecem kits de fabrico de cerveja caseira. É importante ler os ingredientes dos pacotes de modo a verificar qual tem a melhor mistura, de acordo com as suas necessidades. Uma dica rápida a que muitos cervejeiros domésticos não conseguem aderir é esta: "Use água fresca e fresca"!

Muitos têm procurado frequentemente informação sobre como fazer cerveja e o equipamento básico de cerveja artesanal e não é muito caro, pode obter o que precisa, por 80€ disponível na oficina da cerveja

Para começar a fazer cerveja, é necessário o seguinte: 

  • 1 panela
  • Fermentador primário
  • Fechadura e rolha
  • Balde de engarrafamento
  • Garrafas
  • Escova de garrafa
  • Tampão de garrafa
  • Termómetro

Além disso, pode até usar artigos da sua cozinha para ajudar na produção da cerveja. A variedade de todo o equipamento é a seguinte:

  • Cervejaria - Uma cervejeira é feita de aço inoxidável ou metal esmaltado que tem pelo menos 15 litros de capacidade, mas não é bom se for feita de alumínio ou se for um pote esmaltado lascado. A panela de cerveja é utilizada para ferver os ingredientes, iniciando-se assim a primeira fase de fabrico da cerveja.
  • Fermentador primário - O fermentador primário é onde a cerveja começa a fermentar e a tornar-se aquele material fabuloso que o torna tão engraçado e encantador. O fermentador primário deve ter uma capacidade mínima de 26 litros e uma vedação estanque ao ar deve também acomodar a câmara de ar e a rolha de borracha. Certifique-se de que o que compra é feito de plástico de qualidade alimentar, uma vez que não permite que o material mau entre ou deixe sair o material bom.
  • Câmara-de-ar e rolha de ar - A câmara de ar é um aparelho prático que permite que o dióxido de carbono escape do seu fermentador primário durante a fermentação, é este processo que o impede de explodir, mas não permite a entrada de qualquer do ar mau do exterior. Cabe numa rolha de borracha, e é colocado na parte superior do seu fermentador primário. As rolhas são numeradas de acordo com o tamanho, por isso certifique-se de utilizar a rolha correta para o furo correto
  • Mangueira plástica - Trata-se de uma mangueira de plástico de qualidade alimentar que mede aproximadamente 1,5 m de comprimento. É necessária para transferir a cerveja de sistema para sistema, e é imperioso que seja mantida limpa e livre de danos ou entupimentos.
  • Balde de engarrafamento - Trata-se de um grande balde de plástico de qualidade alimentar com torneira para extrair água no fundo, precisa de ser tão grande como o seu fermentador primário, porque precisa da capacidade de deitar todo o líquido do seu fermentador primário para um balde de engarrafamento antes de ser engarrafado.
  • Garrafas - Após a fermentação, coloca-se a cerveja em garrafas para fermentação secundária e armazenamento. São necessárias garrafas suficientes para segurar toda a cerveja que se vai fazer, o melhor tipo de garrafas são as de vidro sólido com tampas lisas (não do tipo twist-off) que aceitarão uma tampa de uma garrafa. Pode usar garrafas de plástico com tampas de rosca, mas não são tão boas para a fermentação e não têm o mesmo aspeto. Se utilizar garrafas de vidro ou plástico, certifique-se de que são cor escura. A cerveja é leve e danificada, eu recomendaria garrafas verdes ou castanhas.
  • Pincel de garrafa - Trata-se de uma escova fina e curvada que é utilizada para limpar garrafas devido à forma da escova, o que a torna muito afectiva para que a garrafa fique impecável. Ainda nem chegámos a saber como tudo tem de estar limpo, mas vamos fazê-lo, e a escova para garrafas é um equipamento especializado de limpeza que será necessário para manter o seu kit de garrafas.
  • Tampão de garrafa  - Se comprar garrafas de vidro, precisará de algum tipo de tampas e cápsulas, claro, e pode comprá-las em qualquer loja de material cervejeiro. O melhor tipo de tampão de garrafa é aquele que pode ser afixado a uma superfície e trabalhado com uma mão enquanto se segura a garrafa com a outra.
  • Termómetro - Este é um termómetro que pode ser colado ao lado do fermentador, são apenas tiras finas de plástico que são autoadesivas, e podem ser encontradas em qualquer loja de material cervejeiro, ou de uma loja de animais, ou aquário. Nem tudo custa dinheiro, embora mesmo algum equipamento doméstico possa ser utilizado.
  • Artigos de uso doméstico - Para além do equipamento especializado acima referido, necessitará dos seguintes artigos domésticos: tigela pequena, caçarola, espátula de borracha, manipuladores de fornos/enfermarias. Grande colher de mistura.

Assim, aí tem os ingredientes e o método para fazer a sua cerveja em casa, tudo o que precisa agora é de obter um kit de fabrico de cerveja e o seu a caminho do paraíso da cerveja.

Veja também: