Cabrito Assado À Moda Da Serra Do Caramulo
Veja a receita de Cabrito Assado À Moda Da Serra Do Caramulo

A confeção do Cabrito Assado estende‑se por grande parte do território da Serra do Caramulo.
Este prato era tradicionalmente consumido aquando das festas dos padroeiros das aldeias, na Páscoa e noutros momentos festivos.
O segredo desta iguaria reside no sabor do cabrito de Raça Serrana, alimentado da vegetação da Serra do Caramulo, e também na forma da sua confeção, utilizando‑se a assa‑ deira de barro negro para assar o cabrito em forno de lenha.
Atualmente este prato pode ser degustado diariamente nos diversos restaurantes existentes e protago‑ niza a Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, que ocorre em junho e atrai muitos visitantes à região.
A excelente condição paisagística do concelho de Tondela, nomeadamente a Serra do Caramulo e as encostas dos rios Dão e Dinha, constitui o habitat ideal para várias espécies de caça
Receita de Cabrito Assado À Moda Da Serra Do Caramulo
Ingredientes:
- 1 Cabrito
- 3 a 5 kg
- 6 dentes de alho
- Folhas de louro
- 1,5 colher de sopa de Colorau
- 1 ramo de salsa
- 3 piripíris pequenos
- Sal grosso q.b.
- 0,75 dl de vinho branco maduro
- 1 dl de azeite
- 1,5 colher de sopa de banha de porco
Instruções:
- Depois de limpo e retirada a fressura, desmancha se o cabrito em pedaços grandes.
- Seguidamente barram se com uma papa feita com os alhos esmagados, sal grosso, o colorau, o piripíri, o louro, o azeite e a banha. Junta se o ramo de salsa e rega se com algum vinho.
- O cabrito terá de ficar assim de um dia para o outro ou pelo menos 3 a 4 horas.
- Deverá ser assado em forno de lenha à temperatura adequada. Coloca se numa assadeira de barro preto de Molelos e leva se a assar.
- O processo de assadura terá de ser vigiado de forma que o cabrito fique bem tostado. Para isso deve ir sendo regado com o molho acumulado na assadeira. Na falta deste, utilizar o vinho branco que sobrou do tempero em cru.
- Finalmente, depois de pronto, deverá ser servido com batatinhas assadas, arroz de miúdos (fressura) e grelos salteados.
Fonte: Receita Retirada de “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local