1. Refrigeração
Congelar os alimentos ainda quentes irá aumentar a temperatura global do congelador, e poderá fazer com que outros alimentos comecem a descongelar. A primeira dica é deixar arrefecer completamente os alimentos antes de congelar.
Sabia que por cada 10 segundos que o congelador ou arca congeladora está aberta, o seu consumo energético aumenta de 1% a 2%. Estes aumentos são superiores aos que ocorrem quando abre a porta do frigorífico.
2. Congelador Cheio
O congelador cheio é mais eficiente uma vez que o ar não precisa de circular tanto, pelo que não é necessária tanta energia. Se tiver algum espaço livre, use garrafas de plástico com água para preencher os espaços vazios. Em alternativa, encha o congelador com artigos do dia-a-dia como pão ou ervilhas congeladas.
3. Armazene corretamente
Armazene os alimentos adequadamente com sacos herméticos e selados. Se os alimentos não forem suficientemente cobertos e protegidos, acabam por queimar com o gelo do congelador.
4. Alimentos Frescos
Congelar não vai melhorar a qualidade dos seus alimentos, por isso não congele alimentos ressessos só porque não quer desperdiçar. Em vez disso, congele a comida enquanto ainda está fresca para a manter a sua frescura, qualidade e nutrientes.
5. Rotular
Pode parecer uma tarefa chata no momento, mas rotular os alimentos vai ajudá-lo a lembrar-se do que é e quando foi congelado. Utilize um marcador azul para alimentos crus e um marcador vermelho para alimentos cozinhados, para que possa distinguir, e inclua a data em que foi congelado. Limpe também regularmente o congelador - os rótulos vão lhe o que está há demasiado tempo dentro do congelador
Gostou destas dicas? Partilhe este artigo com a sua família e deixe na caixa de comentários as suas dicas para manter o congelador organizado e eficiente.