10 dicas fáceis para o planeamento de refeições

O que fazer para o jantar? Se faz esta pergunta todos os dias então verifique esta solução rápida para se inspirar ao fazer refeições para a sua família.

10 dicas fáceis para o planeamento de refeições
10 dicas fáceis para o planeamento de refeições

Muito bem, agora tenho uma pergunta para si: dá por si a fazer as mesmas refeições outra e outra vez?  Infelizmente, cozinhar todos os dias para a família parece uma rotina fixa dos mesmos alimentos e refeições numa escala rotativa.  

Planear refeições com antecedência pode parecer intimidante. Mas não tem de ser. (Não, a sério.) Arme-se com estas dez dicas fáceis e estará a programar refeições e a poupar comida como um profissional num instante.

Neste artigo vou-lhe dar algumas dicas para ajudar a quebrar esta rotina e cozinhar novas refeições para colocar na sua mesa.

  1. Planeie - Pegue num caderno de notas e comece a escrever ideias de refeições completas com acompanhamentos.
  2. Pergunte - Pergunte ocasionalmente a amigos e familiares o que comem ao jantar para ter mais ideias.
  3. Dias Temáticos - Insira noites temáticas - noite da sopa, noite da massa, feijão).
  4. Reaproveite as sobras - Não deite fora comida que sobra. Reaproveite as sobras e faça um novo prato. Se sobrar frango pode fazer uma deliciosa quiche.
  5. Cozinhe em excesso - Planear as sobras quando se está a fazer uma receita. Muitas vezes vale a pena duplicar uma receita para que tenha automaticamente comida já preparada para o almoço ou jantar do dia seguinte. Mesmo antes de servir o jantar, retire as porções extra dos recipientes herméticos para que tenha a quantidade certa de comida para o jantar desta noite e uma refeição amanhã.
  6. Tente algo de novo - Experimente fazer novas receitas, mas atenção tente um máximo de uma nova receita por semana. É preciso mais tempo e energia para fazer algo novo, por isso acho mais fácil trabalhar com uma nova receita por semana.
  7. Verifique o que tem - Verifique o congelador, frigorífico e despensa para ver o que tenho à mão antes de anotar as minhas refeições.
  8. Planeie um dia para não cozinhar - Frequentemente vamos ao supermercado na esperança de preparar refeições frescas durante toda a semana, mas a verdade é que - não temos tempo ou energia para cozinhar todas as noites. Planeie algumas noites preguiçosas que não requerem cozedura e aproveite para encomendar comida para fora ou jantar com os amigos.
  9. Prioridade aos frescos - Para preservar a frescura e a nutrição, utilizar produtos perecíveis como marisco e carne no início da semana e guardar os agrafos (massas, lacticínios, omeletes) para mais tarde durante a semana. Alguns verdes, como couve, permanecerão frescos durante mais tempo do que outros.
  10. Cozinhe em lotes - Cozinhar em lotes é quando se prepara grandes quantidades de alimentos individuais com o objectivo de os utilizar de diferentes maneiras ao longo da semana. Este método é especialmente útil se não se tiver muito tempo para cozinhar durante a semana. Experimente cozinhar um grande lote de quinoa ou arroz e assar um grande tabuleiro de vegetais, tofu, ou carne no início da semana para utilizar em saladas, batatas fritas, mexilhões, ou tigelas de cereais. Também se pode fazer um lote de salada de frango, atum ou grão de bico para usar em sanduíches, comer com bolachas, ou adicionar às saladas.

Que achou destes truques? Quais são os seus truques para planear as refeições? Deixe o seu comentário.