Top 10 Alimentos Saudáveis para Ressaca

Bom dia. Estás de ressaca? Criámos uma lista de alimentos saudáveis óptimos para tratar as ressacas.

Top 10 Alimentos Saudáveis para Ressaca
Top 10 Alimentos Saudáveis para Ressaca

Os 10 melhores alimentos saudáveis para a ressaca.

Depois de uma noite de muita bebida e festa, você geralmente não se sente muito bem: dor de estômago, dor de cabeça e náusea são apenas alguns dos sintomas que podem ocorrer. 

No entanto, é possível minimizar ou mesmo prevenir os problemas acima mencionados com o consumo de certos alimentos antes e depois do consumo de álcool. Os alimentos que ajudam a curar uma ressaca incluem alimentos que contêm muito conteúdo de água para o ajudar a hidratar-se, bem como hidratos de carbono para repor o açúcar no sangue depois de beber álcool. 

Ao incluir na sua dieta certos tipos de alimentos contendo altas concentrações de água, açúcares, vitaminas e minerais, terá mais resistência ao envenenamento por álcool.

Para este fim, aqui estão 10 alimentos saudáveis que ajudam a prevenir a ressaca.

Top 10 Alimentos Saudáveis para Ressaca

1. Água

Quando acorda depois de uma noite de muito álcool, o corpo provavelmente estará desidratado. Uma forma de aliviar a dor de cabeça e outros sintomas de ressaca é hidratar. O álcool é um diurético, o que faz com que o corpo perca água, por isso a cura da sua ressaca requer o reabastecimento da água. Beba o máximo possível antes de ir para a cama para ajudar a expelir as toxinas do álcool do seu sistema.

2. Leite

Se acordar com uma ressaca, há vários alimentos que podem reduzir rapidamente os sintomas. A vitamina B5 contida nos ams de iogurte é rica em vitaminas, especialmente B2 e B6 que aceleram o metabolismo do álcool. O leite também contém estas vitaminas. Há mais delas no leite de origem animal, como o queijo. Além da vitamina B5, o leite contém muita cisteína - que ajuda a neutralizar o acetaldeído produzido durante a eliminação do álcool.

3. Banana

As propriedades nutricionais da banana não só ajudam a restaurar a quantidade de líquido perdido durante uma ressaca, mas também ajudam a melhorar e a manter a saúde de uma pessoa em geral. Uma das propriedades mais interessantes da banana é que pode prevenir ou aliviar sintomas como dores de cabeça e dores musculares.

4. Mel

O mel tem sido usado há séculos para aliviar os sintomas de uma ressaca. Porque o mel contém um alto nível de frutose, o que pode ajudar a "limpar" o seu corpo de álcool. A solução perfeita para quem já se divertiu um pouco demais - uma cura natural para a ressaca do mel. Este mel de sabor robusto é ideal para evitar as ressacas assassinas que se apanham depois de pesadas noites fora. Graças ao seu alto teor de frutose, o mel ajuda a aliviar os sintomas de uma ressaca e pode até ajudar o corpo a limpar mais rapidamente o álcool da corrente sanguínea.

5. Ovos

Da próxima vez que você acordar com uma ressaca, considere o seguinte: o corpo precisa do glutationa antioxidante para quebrar o álcool. Os ovos são uma grande fonte de proteína, e também contêm cisteína, um composto que dá ao corpo os blocos de construção para criar glutationa. Beber muita água ajuda a eliminar as toxinas e proporciona ao corpo a re-hidratação necessária após uma noite fora. Na manhã seguinte, em vez de tomar o pequeno-almoço gorduroso do hospital ou uma mimosa para aliviar a dor, experimente reabastecer-se de glutationa com alguns ovos.

6. Sumo de Laranja

O sumo de laranja é a bebida de fruta que mais facilmente assimila um excesso de álcool, tornando-o um companheiro ideal para festas de bebedeiras. Isto porque contém frutose, o que permite ao fígado metabolizar mais facilmente o álcool.

O sumo de laranja misturado com leite integral é perfeito para pessoas que sofrem de ressaca. A vitamina C ajuda a metabolizar o colesterol quebrado pelo consumo de álcool, e o leite ajuda a restaurar os minerais perdidos pelo vómito.

7. Abacate 

O abacate é o fruto que contém a maior quantidade de gorduras insaturadas, ou seja, que não provocam o colesterol. São muito bem-vindos pelo organismo porque são eles que protegem as paredes das artérias. Esta fruta tem um efeito anestésico sobre o sistema nervoso e, sobretudo, é considerada como um dos melhores alimentos durante as ressacas.

8. Melancia

Se sofrer de dores de cabeça depois de beber muito, tente comer melancia. É rica em L-citrulina, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudar a aliviar os sintomas da ressaca.

9. Espargos 

Os aminoácidos e minerais dos espargos podem reduzir eficazmente a ressaca e proteger as células hepáticas das toxinas; tem também propriedades antivirais, antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias... este botão fino também tem propriedades antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias.

10. Café

O café pode ser a cura perfeita para a ressaca. É acessível, legal, portátil e, o mais importante, é saboroso! Surpreendentemente, existem poucos estudos humanos de alta qualidade sobre os efeitos do café nas ressacas, mas um estudo mostrou que beber 4 xícaras de café em 8 horas ajudou a aumentar a sensação de alerta (65Trusted Source).

Qual é a sua melhor cura para a ressaca?