10 símbolos forno que deve conhecer


Já alguma vez olhou para os símbolos do seu forno e perguntou para que raio eles servem? Aqui, reunimos um guia completo do significado dos símbolos do seu forno. 

10 símbolos forno que deve conhecer
10 símbolos forno que deve saber


Num ponto ou noutro, quase todos os cozinheiros domésticos já chegaram ao forno para assar, grelhar ou assar uma deliciosa refeição. Mas já alguma vez olhaste realmente para os símbolos no teu forno e te perguntaste para que diabo servem? Aqui, reunimos um guia completo sobre o significado dos símbolos do teu forno.

As funções de cozedura dos fornos são representadas através de símbolos afixados no painel frontal do forno. A compreensão destes símbolos de fornos é importante não só para cozinhar corretamente, mas também para manter o forno em bom estado de funcionamento.

Quase sempre, as marcas dos fornos utilizam os símbolos de forma universal. A função "Cozedura de Bolo" tem o mesmo funcionamento em fornos: Bosh, SMEG, TEKA, AEG, Siemens, whirlpool, hotpoint, etc..

Para o ajudar a compreender os vários símbolos do forno e as suas funções, aqui estão os dez símbolos utilizados universalmente. 

1. Luz

É bastante óbvio que o símbolo de uma lâmpada num quadrado é para ligar e desligar a luz do forno. Alguns fornos cozinham com a luz acesa automaticamente para que se possa ver facilmente o progresso, mas outros fornos podem ter uma iluminação separada, o que significa que pode ligá-la quando o forno não está a ser utilizado através deste símbolo para ligar e desligar.

2. Descongelar

Nem todos os fornos têm uma função descongelar, mas se o seu tiver, o símbolo é representado por um floco de neve com uma gota de água.

Com esta função,  a ventoinha está ligada, mas não gera calor, fazendo circular o ar à volta dos alimentos congelados sem cozinhar, descongelando-o lentamente.  O ar em movimento descongela os alimentos muito mais rápido do que deixá-los em temperatura ambiente.

É ótimo para quando se esquecer de descongelar durante a noite e descongelar rapidamente. O tempo necessário para descongelar dependerá da quantidade e do tipo de alimentos.

3. Cozedura Convencional

Cozedura Convencional ou Tradicional é representado por duas linhas horizontais na parte superior e inferior de um quadrado. As linhas representam os dois elementos de aquecimento utilizados, um na parte superior e outro na parte inferior do forno.

A ventoinha não liga para este cenário - em vez disso, o calor é difundido por convecção natural.

Especialmente adequado para alimentos que requerem longos tempos de cozedura. Ideal para assar bolos, carnes e legumes.

4. Calor Inferior

Uma única linha horizontal no fundo de um quadrado significa que o calor vem no fundo do forno. A ventoinha não será utilizada para fazer circular o calor.

Este método é ideal para cozer algo que requer uma base estaladiça como a pizza e pastelaria. É também utilizado para cozer uma caçarola.

5. Calor inferior com ventoinha

Uma única linha horizontal na parte inferior do quadrado com uma ventoinha indica que o calor será produzido na base, mas que será circulado pela ventoinha.

Isto é ótimo para manter o topo de um prato húmido enquanto a base é bem cozinhada. É uma boa opção para pão, tortas, quiches, e também funciona bem para pizzas estaladiças.

6. Ventoinha

Uma ventoinha rodeada por um círculo representa uma ventoinha de forno com o seu próprio elemento de aquecimento.

A combinação entre a ventoinha e a resistência circular (incorporada na parte posterior do compartimento de cozedura) permite a cozedura de diversos alimentos em mais planos, desde que necessitem das mesmas temperaturas e do mesmo tipo de cozedura. A circulação de ar quente assegura uma repartição instantânea e uniforme do calor.

Será possível, por exemplo, cozinhar em simultâneo (em várias prateleiras) peixe, vegetais e biscoitos sem qualquer mistura de odores e sabores. Também funcionam bem para assar carne, onde se quer que a carne seja tenra no interior e bem feita no exterior.

7. Grelhador Completo

Uma linha dupla em ziguezague no topo da caixa do símbolo significa que o calor está a ser produzido pela resistência do grelhador.

Alguns grelhadores são concebidos para serem utilizados com a porta fechada, enquanto outros precisam que a porta esteja aberta, por isso verifique o que o manual do seu forno recomenda.

Também pode haver um meio grelhador, o que significa que apenas o centro do elemento grelhador fica quente

Bons grelhadores asseguram que toda a sua comida fica estaladiça ou dourada uniformemente. Se utilizar o grelhador completo, poderá cozinhar muita comida ao mesmo tempo. Ótimo para grelhar alimentos planos, tais como bifes, salsichas ou tostas e para gratinar.

8. Grelhador 

O símbolo para esta função é a linha em ziguezague (grelha) na parte superior e uma linha reta na parte inferior de um quadrado. É uma boa função a utilizar para cozinhar tortas, quiches e pizzas estaladiças.

9. Grelhador e Ventoinha

O símbolo é a linha em ziguezague no topo de um quadrado com o símbolo do leque em baixo. A ventoinha distribui o calor, enquanto a grelha assa por cima. O grelhador liga e desliga para manter o ajuste de temperatura. Este método é ideal para cortes pequenos, como pedaços de frango e cordeiro. Mesmo cortes razoavelmente grandes de carne, aves e caça podem ser cozinhados com perfeição com esta função.

10. Aquecer Pratos

Três linhas em cima uma da outra representam a função de aquecimento de pratos. Isto aquece suavemente os pratos para evitar que os alimentos arrefeçam demasiado depressa quando são servidos.

Veja Também: