Pudim de Mel

Pudim de mel é uma ótima receita para uma doce tarde em família e amigos. Este pudim de mel é feito de ingredientes simples como ovos, açúcar e mel.

Pudim de Mel
Pudim de Mel

Uau! Este Pudim de Mel vai ser óptimo para uma festa. Os teus convidados vão ficar contentes com isso. Podes transformar um jantar normal em super festa num instante. Serve algo agradável e as pessoas comerão mais delicadamente do que precisam.

Como eu, talvez nunca tenhas ouvido falar em pudim de mel. E admito que se me tivesses dito há um mês que há uma popular sobremesa com originem romana chamada Pudim de Mel, eu teria ficado céptico...e também muito intrigado.

Há algo a ser dito sobre criações simples e deliciosas. O Pudim de Mel é uma humilde mistura de mel, leite e ovos que irá proporcionar uma deliciosa explosão de doçura às tuas papilas gustativas - já para não falar do valor que pode dar aos que têm diabetes. No entanto, quando consideras as suas propriedades únicas e perfil de sabor, o pudim de mel é um prato de qualidade rico em valor nutritivo.

Origem Romana

O pudim remonta ao tempo dos Romanos antigos que experimentaram muitos pratos de ovos. Estes pratos passaram por muitas mudanças, e adaptações culturais até que o pudim acabou por ser muito popular em Portugal e pudim de mel é apenas mais uma variação.

Um pudim com uma profundidade de riqueza e sabor. Este pudim é cozido em banho maria mas não se assuste. Parecia um passo complicado, mas o que acontece que é apenas um pouco de água a ferver dentro de uma panela.

Receita de Pudim de Mel

Ingredientes

  • 12 Ovos
  • 500 gr Açúcar
  • 2 Colheres de sopa Mel
  • 1 Colher de sopa Azeite
  • Raspa de 1 Limão
  • 1 Colher de chá Canela
  • Manteiga para untar

Instruções

  1. Juntar todos os ingredientes sem bater em demasia
  2. Unte a forma de pudim com manteiga, coloque a massa e feche com a tampa  ou pode tapar com papel de alumínio
  3. Coloque a forma de pudim numa travessa e preencha com água quente. A água não deve ultrapassar ¾ da altura da forma e deve ser reposta, conforme evapora. Desta forma, impede que a preparação entre em ebulição e forme furinhos
  4. Deixar assar 180º, durante cerca de uma 45-50 minutos.
  5. Após os 45 minutos de cozedura, é necessário testá-lo. Faça isto abanando a forma. Se se ondular como líquido ou água, ainda não está pronto. Precisa de abanar como geleia endurecida.
  6. Nesta altura, desligue o forno e deixe arrefecer ainda na forma. O calor residual irá continuar o processo de cozedura.
  7. Arrefecer até chegar à temperatura ambiente e depois guardar no frigorífico durante pelo menos 4 horas ou durante a noite.
  8. Para desenformar, coloque um prato com uma borda em cima da forma de pudim, inspire, e vire.