Diferentes tipos de vegetarianos

Muitas pessoas pensam nos vegetarianos como um grupo homogéneo que simplesmente não come carne. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Existem diferentes categorias de vegetarianos tão diversas como as razões para se tornar vegetariano.

Diferentes tipos de vegetarianos
Diferentes tipos de vegetarianos

Os principais tipos de vegetarianos são:

  • Vegetariano é geralmente definido como alguém que não come carne.
  • Lacto ovo vegetariano não come carne, peixe ou aves, mas consome ovos, leite ou queijo
  • Lacto vegetariano consome leite e produtos à base de queijo, mas não consome ovos.
  • Vegano é alguém que não consome nenhum produto ou subproduto animal, incluindo alimentos lácteos. Comem apenas vegetais, frutas, frutos secos, grãos e legumes. Também não utilizam produtos de origem animal, como o couro. Os veganos também não utilizam açúcar branco porque é frequentemente processado com uma substância derivada de ossos de animais que branqueia o açúcar.

Existem outras categorias dentro da comunidade vegetariana. Os fruticultores, por exemplo, comem apenas fruta. A sua lógica é que os frutos, incluindo frutos como o tomate, são auto-perpetuantes e não precisam de ser plantados para criar a fonte alimentar. Consideram-na uma forma de comer que está mais em equilíbrio e harmonia com a terra, a mais natural. 

Todos os tipos de vegetarianos referidos comem vegetais cozidos, frutas e legumes. Há também um movimento crescente no sentido de comer apenas alimentos crus ou vivos. Isto com base no pressuposto de que cozinhar alimentos processa a maior parte dos nutrientes, e para obter todo o valor nutricional, vitaminas e aminoácidos dos alimentos, é melhor consumir crus ou forma d sumo. Se for cozinhado, deve ser cozinhado a pouco mais de 100 graus, para que os nutrientes continuem a ser retidos. 

No entanto, quanto mais restritiva for a sua dieta, mais instruída terá de se tornar para ter a certeza de estar a obter todas as proteínas e vitaminas necessárias para manter uma boa saúde, especialmente a saúde muscular e cardíaca.