Como fazer sangria caseira - Dicas e Receita

O verão já começou, as ruas cheias de pessoas a passear, e os bares, e restaurantes começam a vender jarros de sangria para arrefecer o calor. É por isso que hoje vos trago a minha receita de sangria para o verão, caso algum de vós nunca tenha provado uma boa sangria caseira.

Como fazer sangria caseira - Dicas e Receita
Como fazer sangria caseira - Dicas e Receita

O nome da bebida Sangria deriva da sua cor que nos faz lembrar o sangue, por isso deve ser sempre feito com vinho tinto.

Dicas para uma boa sangria caseira

Álcool

É comum adicionar espumantes, licor, bagaço na receita da sangria, no entanto, a receita tradicional da sangria não existe outro álcool além do vinho tinto.

Qualidade do vinho

Quanto à qualidade do vinho, deve-se utilizar a melhor a qualidade do vinho possível. Um bom vinho é sinónimo de uma boa sangria. Evite utilizar vinho de pacote, mas também não seja louco usar um vinho de reserva para a sangria.

Fruta

Dê preferência às frutas de verão. Pêssego é um bom fruto para a receita de sangria, porque é uma fruta dura e cheia de sabor. Evite usar ananás ou pêssegos em calda, fruta fresca vai dar outro sabor invés das frutas em latas conservadas. Evite também frutas muito aquosas como peras ou ameixas, estas frutas irá deixa a sangria com mais água além da agua do gelo. Recomendo: morangos, pêssego, maça, banana, ananás, frutos vermelhos. 

Maceração da Fruta

A maceração da fruta é ponto muito importante, para que a Sangria tenha um sabor autêntico a fruta, o ideal é prepará-la com duas horas de antecedência, para que o vinho tenha tempo de adquirir os sabores da fruta e a Sangria fique cheia de sabor. Não exagere com a maceração ou a fruta irá fermentar.

A maceração da fruta é um processo para extrair o máximo do sabor da fruta, geralmente utiliza-se álcool, açúcar ou vinagra para extrair o sabor da fruta. 

Como fazer Sangria Caseira

Porção: 1,5 litros

Tempo: 2 horas

Calorias: 150kcal por 200 ml

Ingredientes:

  • 1 garrafa de vinho tinto de 750 ml
  • 2 pêssegos
  • 1 maçã
  • Sumo de 3 laranjas
  • 1/2 pau de canela
  • Opcional: 1 lata de 7up ou semelhante
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água

Instruções para preparar a receita da sangria caseira

  1. Espremer as laranjas e colocar o sumo no jarro ou no recipiente onde vai servir a sangria
  2. Deitar também o vinho tinto no mesmo jarro
  3. Descascar as frutas em pedaços pequenos e despejá-los no jarro
  4. Adicionar o pau de canela.
  5. Dissolver muito bem o açúcar na água e adicionar no jarro.
  6. Deixe ficar a sangria em temperatura ambiente durante duas horas para a macerar a fruta.
  7. Após duas horas, a sua sangria está pronta a ser consumida, mas sugiro colocar no frigorífico para refrescar.
  8. Quando servir a sangria, pode colocar o refrigerante, e para refrescar ainda mais a sangria colocar gelo diretamente nos copos dos convidados.

Como viu, esta receita é muito fácil de preparar e bem mais saborosa que a sangria que estamos habituados a ver nos supermercados Impressione os seus convidados!

Partilhe a receita e deixa aqui nos comentários se gostou da receita. Fique bem.